Dicas de Lentes para Hipermetropia


Estas dicas são preliminares, pois o que vários e vários usuários de óculos procuram e anseiam em um par de óculos é leveza, discrição e lentes super finas, isso é claro na grande maioria de usuários de óculos com correção.
Para termos os óculos de grau "ideal" existem uma serie de fatores que influenciam, o tipo de lente a ser usado e o tamanho da armação, são basicamente os principais fatores.
Nesta coluna vamos indicar apenas as lentes para Hipermetropia, disponíveis no mercado. Existem vários tipos de fabricantes, como não existem mercadorias  "genéricas" para lentes, cada fabricante tenta atrair os seus clientes com produtos cada vez mais sofisticados e com itens agregados cada vez mais atraente. Conhecidamente no seguimento óptico os Hipermetropes são os clientes exigentes. Os Hipermetropes tem uma caracterista muito comum são usuários que exigem cada vez mais lentes finas e que diminuam um efeito causado pela lente dos óculos chamado olho de boi (olho grande).
Mas afinal o que caracteriza a espessura das lentes de hipermetropias? uma resposta bem técnica é o ÍNDICE DE REFRAÇÃO (IR), o que é isso?  é termo técnico usado para verificar a velocidade da luz entre dois meios (lente do óculos e o Ar), mais o que é importante saber é que o IR determina e muito a espessura das lentes nos óculos.
Exemplo: existem carros de motor 1.0, 1.4, 1.6, etc. Portanto quanto maior o valor designado, maior é a potencia do motor e mais rápido o carro anda.
As lentes possuem valores assim, para determinar qual o valor do INDICE DE REFRAÇÃO (IR), vejamos alguns índices de refração:
1.50, 1.53, 1.56, 1.59, 1.6, 1.67, 1.70, 1.74, 1.80, 1.90 cada um desses IR determinam a espessura das lentes de óculos, é mais ou menos assim quanto mais alto o valor do IR mais fina sua lente fica.
As lentes acima possuem o mesmo grau, porem o índice de refração é diferente,
a lente mais grossa possuem o IR 1.50 e a mais fina possui um IR 1.70
As lentes mais conhecidas para Hipermetropia são as seguintes:

Lentes HOYA, elas são do grupo de lentes Hiperlight e possuem vários nomes como Trivex(1.53 IR), Excellence(1.6 IR), NoRisck(1.67 IR) e NPU(1.70 IR).
A Hoya disponibiliza um pagina para indicar a lente ideal para seus óculos basta clicar neste link:
http://www.lentes-hoya.com.br/optico/qual-lente-indicar

Lentes ESSILOR, tem uma gama de produtos para Hipermetropia como Hyperal(1.56 IR), Stylis(1.67), Airwear(1.59 IR).
http://www.essilor.com.br/portalessilor/content.do?a=2&a2=264

Lentes CARL ZEISS, também possui uma grande variedade de produtos, como as lentes Solalight (1.56, 1.60 e 1.67 IR), Poli carbonato (1.59 IR).
http://www.lenteszeiss.com.br/website/produtos_sola/light.htm

Lentes OPTIVIEW, a família de lentes optiview possuem lentes NK55 (1.56 IR), MR8 (1.61 IR), MR7 (1.67 e 1.74 IR) e Poli carbonato (1.59 IR).
http://www.optview.com.br/catalogo.htm

Fica a critério de cada usuário a escolha da lente, porém você pode pedir uma ajuda ao seu especialista pergunte sobre lentes de Alto Índice de Refração. Os valores de cada lente acima citado tem uma grande variação pois quanto maior o valor do IR mais caras elas serão.

Outra dica e uma das mais importantes para deixar seus óculos com lentes bem finas é o seguinte: "Quanto maior for seu grau, menor dever ser o tamanho da sua armação".
Obviamente você não deve escolher uma armação que fique incomodando ou principalmente que você não goste de modelos de armações pequenas, mas caso você queira lentes finas dependendo do seu grau, vale a pena você fazer esse sacrifício.
Existe um parâmetro e não é exato, porém pode lhe ajudar na hora de escolher uma armação adequada, é o seguinte:
O que determina o tamanho da armação na linha horizontal é a Distância Pupilar (DP) e o valor do grau que você usa. O tamanho ideal da armação é a soma da ponte da armação com o tamanho do aro da armação, veja infografo abaixo para identificar o ARO e a PONTE da Armação.
O ideal é que a soma do ARO + PONTE seja igual a medida da DP, consequentemente os olhos ficarão centralizados no meio da armação, mas você pode usar a tabela acima para saber o maior tamanho da armação, vamos praticar?

Exemplo: Qual a armação indicada para uma pessoa que possui uma Hipermetropia de +4,00 Dioptrias (grau) e tem uma Distancia Pupilar de 62mm?
Verifique na tabela acima onde encaixamos o grau de +4,00, você irá encontrar entre 3,25 e 8,00, na qual pede pra somar mais 5mm a DP do usuário ou seja se a DP dele é 62 somaremos mais 5 (62 + 5 = 67) o resultado 67 é o tamanho máximo da armação a ser encontrada (ARO + PONTE).